 Imagem extraída do diário El Mundo
Imagem extraída do diário El MundoViajam com as cabeças de fora
cortam a espuma
do vento nas ondas
viajam com o corpo
uns dos outros
nos olhos
uns dos outros
de onde   
vêm     
em direcção a ti-
terra
como
Ninguém.
A Poesia é o assunto do Poema - Wallace Stevens . Este Blog não respeita o Acordo Ortográfico.

 (Fragmento)
(Fragmento) A Menina
A Menina
 Preso ao arado, atrás
Preso ao arado, atrás Juan Ramón me guió los primeros pasos en poesía. Yo quería lanzarme al verso libre y él me condujo a la métrica tradicional. Decía que eso era lo primero antes de aprender a caminar sin muletas.
Juan Ramón me guió los primeros pasos en poesía. Yo quería lanzarme al verso libre y él me condujo a la métrica tradicional. Decía que eso era lo primero antes de aprender a caminar sin muletas. : depois descolou da terra o seu peso, subiu
: depois descolou da terra o seu peso, subiu Introductor del surrealismo en su país en los años cincuenta, próximo a algunos de los postulados de la poesía experimental más tarde, Herberto Helder participa en varios de los proyectos más importantes de la historia reciente de la literatura lusa, como Folhas de Poesia o Poesia Experimental. Desde el meridiano del siglo, ha construido una obra intensa y singular, sin debilidades ni concesiones, pareja en muchos aspectos a su propia experiencia personal, con décadas de vida recluida y de entrega total a la escritura y el lenguaje, rechazando participar en antologías, entrevistas o encuentros y recibir premios, como los prestigiosos Europalia o el Fernando Pessoa, que le habían sido concedidos.
Introductor del surrealismo en su país en los años cincuenta, próximo a algunos de los postulados de la poesía experimental más tarde, Herberto Helder participa en varios de los proyectos más importantes de la historia reciente de la literatura lusa, como Folhas de Poesia o Poesia Experimental. Desde el meridiano del siglo, ha construido una obra intensa y singular, sin debilidades ni concesiones, pareja en muchos aspectos a su propia experiencia personal, con décadas de vida recluida y de entrega total a la escritura y el lenguaje, rechazando participar en antologías, entrevistas o encuentros y recibir premios, como los prestigiosos Europalia o el Fernando Pessoa, que le habían sido concedidos. Óleo do poeta Ferreira Gular
Óleo do poeta Ferreira Gular Senhor
Senhor

 Acrílico de Xavier Raul Montes
 Acrílico de Xavier Raul Montes
 «O actor acende a boca»
«O actor acende a boca» Ao lado de um óleo de MC, com uma txapela, oferecida em 1996 por um amigo já falecido, em Bilbao.
 Ao lado de um óleo de MC, com uma txapela, oferecida em 1996 por um amigo já falecido, em Bilbao. Sendo certo que foi um construtivista do abstraccionismo, um cubista pelo rigor das formas geométricas, um colorista de manchas difusas, não é menos certo que Paul Klee foi também um pintor de poesia visual.
Sendo certo que foi um construtivista do abstraccionismo, um cubista pelo rigor das formas geométricas, um colorista de manchas difusas, não é menos certo que Paul Klee foi também um pintor de poesia visual.São invejados os pássaros
evitam
pensar no tronco e nas raízes
e satisfeitos se balançam, ágeis, o dia inteiro
e cantam nas pontas dos últimos ramos.
____________________________________
-Artigo editado in Atuleirus, em 7/10/2005
e in Blocos-Portal de Literatura e Cultura, s/data.
Director: Querubim Silva
Director Adjunto: Jorge Pires Ferreira
Rua Batalhão Caçadores Dez, nº 81 - 3810-064 AVEIRO
Cultura
Ecumenismo
Espaço Comum
Pássaro azul.
There’s a bluebird in my heart 
that wants to get out
Charles Bukowsky
O pássaro azul está
dentro do meu coração
voa sobre rios que confunde
com um delta
não o posso deixar
nunca só, é bastante
esperto para perceber
que o silêncio
se bater, é a morte
dentro do meu coração
às vezes dou-lhe
muito trabalho, debate-se
com o veludo
de sonhos enganosos
esse pássaro azul que está
dentro do meu coração
algumas vezes espreita
no globo ocular
para se fazer entender
outras vezes usa
a música suave
que faz dançar
as minhas mãos, às vezes
num buraco negro
é onde vou dar com ele
no espaço, triste a
respirar, dificilmente
o azul. 
João Tomaz Parreira 
 Sumário:
Sumário: O SALTO
O SALTO
 FIDEL
 FIDEL O MAR LEVANTA-SE
 O MAR LEVANTA-SE Uma avó negra que tive em silêncio
Uma avó negra que tive em silêncio 3 Irmãos - Antologia - Gióia Júnior - Joanyr de Oliveira - J. T. Parreira - Sammis Reachers (org)© 2006 - Sammis Reachers (org) "Antologia, reunindo poemas de três dos maiores poetas evangélicos em língua portuguesa, os brasileiros Gióia Júnior e Joanyr de Oliveira, e o lusitano J. T. Parreira. No objetivo maior de glorificar a Deus, e de divulgar de uma forma mais efetiva e franca o melhor da poesia evangélica em nossa língua, vem a lume esta breve antologia, englobando 3 de nossos mais consagrados poetas."
 3 Irmãos - Antologia - Gióia Júnior - Joanyr de Oliveira - J. T. Parreira - Sammis Reachers (org)© 2006 - Sammis Reachers (org) "Antologia, reunindo poemas de três dos maiores poetas evangélicos em língua portuguesa, os brasileiros Gióia Júnior e Joanyr de Oliveira, e o lusitano J. T. Parreira. No objetivo maior de glorificar a Deus, e de divulgar de uma forma mais efetiva e franca o melhor da poesia evangélica em nossa língua, vem a lume esta breve antologia, englobando 3 de nossos mais consagrados poetas."

 A bela resistência de Ezra
 A bela resistência de Ezra Desde Tristan Tzara a António Maria Lisboa, para falarmos de criadores de movimentos literários, em universos distintos do início do século XX, que os poetas foram compelidos a impor uma etiqueta à geração, ao grupo, ao movimento em que se integravam, e às técnicas apresentadas.
Desde Tristan Tzara a António Maria Lisboa, para falarmos de criadores de movimentos literários, em universos distintos do início do século XX, que os poetas foram compelidos a impor uma etiqueta à geração, ao grupo, ao movimento em que se integravam, e às técnicas apresentadas. O virtual passou ao mais antigo suporte: o papel.  Lançada em Julho, esta antologia é uma amostra dos sítios que na blogsfera vão divulgando poesia e poetas. A primeira edição esgotou, a Apenas Livros estará a preparar a 2ª para esses 35 Blogs de autor.
O virtual passou ao mais antigo suporte: o papel.  Lançada em Julho, esta antologia é uma amostra dos sítios que na blogsfera vão divulgando poesia e poetas. A primeira edição esgotou, a Apenas Livros estará a preparar a 2ª para esses 35 Blogs de autor. A casa espera
                               A casa espera Quem cruzou com o Álvaro de Campos numa rua da Baixa? A sua sombra, o seu alter-ego em depressão? Aquele homem mal vestido, andrajoso, «pedinte por profissão que se lhe vê na cara», quem era? Ou todo o referente inicial do poema, atribuído sem dúvida alguma a AC, mas sem data, não foi mais do que um pré-texto para o poeta se auto-analisar? «Já disse sou lúcido... Sou lúcido... Sou lúcido.»
Quem cruzou com o Álvaro de Campos numa rua da Baixa? A sua sombra, o seu alter-ego em depressão? Aquele homem mal vestido, andrajoso, «pedinte por profissão que se lhe vê na cara», quem era? Ou todo o referente inicial do poema, atribuído sem dúvida alguma a AC, mas sem data, não foi mais do que um pré-texto para o poeta se auto-analisar? «Já disse sou lúcido... Sou lúcido... Sou lúcido.» 
joão,
publiquei no blog, e me estimulou para um duelo, ou dueto.
gostaria de um tempo bônus, pois tenho trabalhado demais e não tenho conseguido conciliar minhas atividades e o blog. mas tenho participado de alguns eventos literários por aqui, é um bom retorno.
gostei muito da sua versão para este poema, umas das traduções mais interessantes que você fez.
um abraço,
virna